A sensibilidade nos dentes - também conhecida como hipersensibilidade dentinária - afeta os dentes por causa de superfícies da dentina expostas. Isso ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina. A sensibilidade dental afeta 57% da população.
Sinais e Sintomas
Se respirar ar frio pela boca ou ingerir alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos deixa seus dentes sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes, que se desenvolve ao longo dos anos.
Causas
Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo:
Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;
Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos;
Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
Retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta.
Diagnóstico
Uma higiene bucal adequada é a chave para impedir que a gengiva sofra retração e cause dor nos dentes. Se você escova os dentes de maneira incorreta ou muito forte, você pode causar danos à sua gengiva e sofrer com a sensibilidade dental . Em caso de dúvidas sobre a sua rotina de higiene bucal, converse com seu dentista.
Prevenção
Escovar os dentes de modo adequado 3 vezes ao dia durante dois minutos com uma creme dental que não contém altos níveis de abrasividade, além de usar fio dental uma vez ao dia, pode ajudar a reduzir as chances de ter sensibilidade nos dentes. Uma dieta com poucos alimentos e bebidas ácidas também ajuda a prevenir a sensibilidade dentária.
Tratamento
Além de recomendar creme dental sem altos níveis de abrasivos, seu dentista poderá prescrever um creme dental específico para sensibilidade formulado para combater essa condição e ainda fornecer proteção extra contra a cárie. Outros tratamentos, como vernizes fluoretados, por exemplo, podem ser aplicados nos dentes a fim de fornecer uma proteção extra.