• bigdentalodonto

Mau hálito

Definição

O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Sinais e Sintomas

Algumas pessoas se preocupam muito com o hálito, embora não apresentem halitose, enquanto outras possuem mau hálito e não se dão conta. As causas podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental) , restos de alimentos e doenças periodontais. Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso você tenha mau hálito, consulte um dentista, pois ele saberá como te ajudar.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito se inicia na boca, e há muitas causas possíveis, que incluem: determinados alimentos que você ingere (alho e cebola, principalmente), álcool ou cigarro, má higiene bucal, doença periodontal, diabetes, boca seca, infecções do seio maxilar ou garganta, infecções pulmonares, insuficiência renal/hepática e problemas gastrointestinais.

Diagnóstico

Determinar a causa do mau hálito pode ser difícil sem a ajuda de um dentista, já que existem inúmeras possibilidades para a causa. Portanto marque uma consulta com o seu dentista, que é o profissional pode te fornecer um diagnóstico e encaminhá-lo ao médico da família ou outro profissional de saúde, caso seja necessário.

Prevenção

No geral, a melhor forma de prevenir o mau hálito é escovar os dentes, usar o fio dental todos os dias e usar um enxaguante bucal como complemento. Porém, também existem outras técnicas para melhorar o seu hálito, que podem ser discutidas com seu dentista.

Tratamento

Tenha sempre bons hábitos de higiene bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau-hálito. O fio dental é importante, pois mantémr os espaços entre os seus dentes limpos. Visitar regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um checkup e limpeza profissional também é muito importante.

#hálito #cuidados #odontologia

BIGDENTAL NAS REDES SOCIAIS:

• YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle

BIGDENTAL 24 H SOROCABA/VOTORANTIM TUDO EM ODONTOLOGIA!
Crosp 4514 - Responsável Técnico Dr. Luiz Lima - Crosp 24881

Ligue: 15 3233-4924 / 15 3211-0072

© 2020 BIGDENTAL 24h SOROCABA/VOTORANTIM TUDO EM ODONTOLOGIA! todos os direitos reservados.